Mantendo a Forma na Gravidez: Grávida Tem que Ter Barriga Chapada?

Será que a gravidez é a melhor hora de começar uma dieta? Vamos falar sobre a pressão que as mulheres grávidas sentem para se manter em "forma"

"Menina, o que você tem feito pra ficar essa gravidinha só barriga?"

"Controla bem a boca, viu? Senão vai ser difícil voltar o corpo depois de ter o bebê."

"Ficou inchadinha né depois do parto?"

Acho extremamente anormal quando as pessoas se interessam pelo peso de uma grávida, quanto inchou e deixou de inchar, se saiu da maternidade com ou sem barriga. Aliás, já vamos deixar uma coisa clara: Todo mundo sai com pancinha da maternidade. Se a atriz da Globo está de barriga chapada, provavelmente está usando cinta 🤷🏻‍♀️. E cá entre nós, se a princesa da Inglaterra sai inchada da maternidade, por que é que acham que eu tenho que sair igual a uma modelo da Victoria's Secret?

Eu não estou dizendo que não devemos nos preocupar com a saúde durante a gravidez, mas vamos ser mais tolerantes umas com as outras? Algumas mulheres tem praticado esportes a vida inteira e quase não crescem uma barriga, além de continuarem musculosas logo após ter o bebê (vide Deborah Secco, que já malhava pra caramba antes de engravidar). Outras precisam de mais tempo, afinal foram 9 meses para gerar uma vida, e é meio surreal querer que tudo o que levou 9 meses para mudar volte ao lugar em menos de 30 dias—tipo o que a Lu Ferreira fala aqui neste vídeo.

Não existe fórmula perfeita e cada uma gera um bebê de forma diferente! Ninguém deveria ser criticado por isso.

Experienciar a gravidez com a minha irmã foi uma forma incrível de ver como cada corpo tem a sua maneira de gerar uma vida. Somos irmãs, logo geneticamente a mesma coisa (haha), ambas grávidas de um menino. Não poderíamos ter tido gestações mais diferentes! Eu tive todos os sintomas de gravidez e mais um pouco, enquanto a Tamara só teve azia e olhe lá! Eu ganhei poucos quilos, ela ganhou mais do que eu. Quem está certa? Quem está errada? A resposta é ninguém. Nós duas estamos "cozinhando" os nossos bebês da nossa maneira.

Será que a gravidez é a melhor hora de começar uma dieta? Vamos falar sobre a pressão que as mulheres grávidas sentem para se manter em "forma"

Eu sou uma daquelas grávidas relativamente sortudas que não inchou muito durante a gravidez, nem ganhou muito peso. Tenho comido muito bem (e sem neura!) e continuo firme e forte no crossfit. Mas mesmo com quase todas as minhas roupas de antes da gravidez ainda me servindo, já ganhei mais dos nove quilos recomendados—E ainda tenho mais algumas semanas de gravidez pela frente. Será que sou mesmo descuidada por ter engordado mais do que o "recomendado" por todos? Relapsa? Comendo por dois ou três? Ou será que ganhar mais peso foi apenas um processo natural?

Como já disse aqui, é difícil ver o corpo mudar durante esses nove meses, sem saber como tudo será depois. Não vamos tornar isso pior. Então, por isso, proponho mudar as perguntas e afirmações acima pelas perguntas a seguir:

"Como está se sentindo? Precisa de alguma ajuda?"

"Parabéns pelo bebê!"

"Você acabou de gerar uma vida. Está orgulhosa?"

Sem tacar pedra nas mamães marombadas ou gordinhas. Estamos todas juntas nessa.

Nenhum comentário

Curtiu? Tem perguntas? Então deixe um comentário!