Receita fácil de molho hollandaise (holandês) de liquidificador


Essa receita de molho Hollandaise não só desmistifica a dificuldade da preparação como também fica pronta em menos de 5 minutos.

Eu amo ovos Benedict num grau que se eu pudesse, comeria isso todos os dias—no café da manhã, brunch, almoço, janta e lanchinho. Por isso, há tempos eu tento decodificar o molho Hollandaise, um dos ingredientes principais do ovos Benedict.

O molho Hollandaise faz parte dos cinco molhos base da culinária francesa (os outros são molho Béchamel, de tomate, Espanhol e Velouté) e está no grupo das maioneses, ou seja, é feito à base de algum tipo de óleo e ovos. Ele pode ser chato de preparar e é aquele tipo de molho que, se um dia você se encontrar no MasterChef e souber prepará-lo bem, você ganha  um abraço do Jacquin e vai pra casa com o prêmio. Sério.

Por ele ser meio chatinho de preparar, já experimentei mais receitas do que deveria e nenhuma nunca ficou muito legal. Uma receita tinha ingrediente demais, outra tem que peneirar tudo (por quê??), a outra tem que mexer tanto a manteiga com ovo que você precisa fazer musculação na academia para poder preparar.

Até que ontem eu encontrei essa receita no site da revista Bon Appétit que funcionou tão bem, mas tão bem, que eu PRECISEI compartilhar com vocês. Além dela ser simples e poder ser preparada no liquidificador, a receita também fica pronta em menos de cinco minutos. Te juro! Eu quase chorei de emoção. No site da revista também inclui um vídeo (em inglês) que você pode assistir pra ver como eles preparam esse molho. É lindo.

Eu fiz e servi com alcachofras cozidas, que é uma das melhores combinações (na minha humilde opinião). Além de ovos Benedict, o molho Hollandaise também combina com carne de peixe e frango.

Sem mais, aqui vai a receita:

Essa receita de molho Hollandaise não só desmistifica a dificuldade da preparação como também fica pronta em menos de 5 minutos.
Foto: The Food Charlatan

Molho Hollandaise (Holandês) de Liquidificador
Serve 12 pessoas
Dá para cortar a receita pela metade

Ingredientes:
280g de manteiga cortada em cubos (ou 1 1/4 xíc, margarina não vai funcionar)
2 gemas grandes de ovo
2 colheres de sobremesa de suco de limão
Sal e pimenta do reino para temperar

Encha o liquidificador de água quente e reserve. Derreta a manteiga numa panela, em temperatura média, até ela começar a espumar. Desligue o fogo. Retire a água do liquidificador e seque bem. Bata as gemas de ovo com o suco de limão até misturar bem (não precisa bater muito, é só para misturar mesmo os dois). Com o liquidificador ligado e tampado (só precisa abrir um pouquinho a tampa), vá adicionando a manteiga ainda quente aos poucos, até formar o molho. Descarte os sólidos do leite que ficarem no fundo da panela. Adicione sal e pimenta do reino a gosto. Sirva imediatamente.

Pode derreter a manteiga no microondas? Pode, mas fica mais difícil de ver o ponto que ela começa a espumar, por isso dei preferência para derreter na panela.

Conservação: O molho Hollandaise é super temperamental e deve ser consumido em até quatro horas depois da preparação. Eu sei, que saco. Isso porque o molho tem gemas de ovo cru, que podem estragar, ter bacteria, etc. etc. etc., além da base do molho não ser óleo de canola como uma maionese normal, mas manteiga. O que acontece com a manteiga quando ela esfria? Ela solidifica. O que acontece quando o molho solidifica? Todos os ingredientes separam 😫. Por isso, recomendo fazer o suficiente para a sua receita, ao invés de fazer um monte sabendo que vai sobrar, e preparar tudo pouco antes de servir.

Eu não sabia disso quando preparei e fiz um MONTE, deixando tudo na geladeira de um dia para o outro. Adivinha o que aconteceu? A manteiga obviamente solidificou e o molho virou uma pedra. Tentei derreter gentilmente no microondas, esquentando no máximo por 10 segundos e mexendo bem. Resolveu mais ou menos, já que o óleo da manteiga separou um pouco do creme. Além do risco da receita ter ovo cru, o que torna a coisa toda mais complicada (comi mesmo assim e até agora não passei mal, mas voltarei para atualizar caso a situação mude). Fui procurar na internet uma solução, mas a única que encontrei foi derreter um pouquinho e bater de novo com uma gema para reestruturar o molho. Não experimentei, mas se você for experimentar, me avise!

Nenhum comentário

Curtiu? Tem perguntas? Então deixe um comentário!