Meu filho, São Paulo


Tem gente que diz ter um caso de amor com São Paulo. Eu não, passo longe desse romance. O meu amor por São Paulo é diferente, ele é de mãe para filho.

Porque só mãe pode reclamar da bagunça do filho, da sujeira que anda deixando pela casa, mas ai de quem se mete a fazer o mesmo! Mãe de verdade se ofende com a crítica alheia e sabe elogiar o filho como ninguém. E eu sou assim, mãe de São Paulo.

Quem me conhece já sabe a ladainha. Voltei do Brasil reclamando do trânsito. Mas que diacho! Aonde é que essa cidade vai parar? Fiquei outro dia presa no trânsito numa quarta-feira às duas horas da tarde, em meio a caminhões fedorentos e fumacentos. Nem era horário de pico e a cidade já estava uma loucura.

Cortaram a árvore na frente de casa. Fiquei louca da vida. Esse prefeito está de descaso com o meu bairro. O centro anda uma bagunça. O lixo acumulado nas calçadas perto do mercadão está fedendo e todo mundo passa como se nada estivesse acontecendo. Que tristeza!

Mas olha, São Paulo tem a melhor pizza do Brasil. E me atrevo até a dizer que do mundo. O que? A pizza é melhor na Itália? Balela. Lá no Bexiga pegaram a receita italiana, aprimoraram, colocaram uma boa dose de catupiry por cima e espalharam a receita pela cidade. Estou te falando! Ligue pra qualquer disk pizza que você vai ver. Coisa de outro mundo!

E olha, o pastel não fica pra trás. Pastel de feira, da banquinha do japonês, é o melhor. Com carne moída e ovo no recheio, então! A massa sequinha e bolhenta fica melhor ainda. Mas segue a minha dica, tem que ser a da banca do japonês na feira da Vila Prudente.

Que cidade cheia de cultura, viu? São cinemas, teatros, musicais e exposições pra todos os gostos e bolsos. Como assim o trânsito pra chegar? É só pegar o metrô que você chega rapidinho. Outro dia peguei, desci na estação Trianom e só alí na Paulista passei horas e mais horas. Fui no MASP e já na saída encontrei mais uma exposição pra ir, de graça. Depois desci pra Oscar Freire e fiquei observando as madames passeando com os seus cachorrinhos. Eita cidade boa que não para!

Outro dia um amigo meu veio dizer que duvida que São Paulo seja tudo isso, e ainda disse que quando visitar a cidade vai ter que checar se essa história toda é verdade. Falei para ele ir e conferir, porque eu sei que o meu filho pode ser meio ramelento às vezes, mas ele é o mais lindo de todos.

Um comentário

Curtiu? Tem perguntas? Então deixe um comentário!