Saúde

Foto cortesia
Se você pudesse resumir as suas metas de ano novo em uma palavra, qual palavra seria? Pensando nisso, a Shawni Pothier, autora de um dos meus blogs prediletos, resolveu escolher uma palavra tema para cada ano. Dessa forma, no dia-a-dia ela pode lembrar facilmente o tema pelo qual ela está vivendo naquele ano e consequentemente as metas que vêm com aquele tema.

Eu resolvi entrar na mesma onda e, depois de muito refletir sobre o que seria o melhor para mim, escolhi a palavra que melhor representa aquilo que eu quero e preciso para este ano: saúde. Para mim, a palavra representa não só a saúde física, mas também a saúde mental e espiritual. Ela representa a minha necessidade de mudar os meus hábitos alimentares, de diminuir o estresse que imponho a mim mesma, e a necessidade de reconhecer mais a mão de Deus em minha vida.

Depois de anos dedicando a minha vida aos estudos, cheguei à conclusão de que agora é hora de diminuir o ritmo e pensar mais em mim mesma. Pode parecer egoísmo, e de certa forma é mesmo, mas esse é um egoísmo saudável. Como, por exemplo, eu posso dar o melhor de mim no serviço se estou sempre cansada, estressada, irritada? Não dá.

Quero mudar os meus hábitos alimentares, comer mais salada e frutas, me exercitar com mais frequência, e definitivamente diminuir a quantidade de doces que tenho comido. Também quero diminuir o estresse, dormir mais cedo, ter certeza de que terei oito horas de sono, ler mais, e parar de trabalhar em casa até tarde da noite. Quero ler as escrituras e me dar mais tempo para ponderar a minha espiritualidade.

Lógico que não espero alcançar todas essas mudanças de uma vez só. Essa é uma transição no meu estilo de vida, e essa é uma meta para o ANO. Estou tentando, mas estou indo aos poucos também. Por exemplo, estou comprando apenas frutas e verduras que já gosto de comer, e quando desenvolver de novo o hábito de comer saudável, aí sim vou começar a tentar coisas diferentes. Também estou tendo dificuldade de ir para a academia (quem não teria quando está fazendo -15ºC lá fora?), mas na segunda comprei um tênis de corrida novo e espero que isso aumente a minha motivação.

Sugiro essa idéia de ter uma palavra tema para o ano porque estou sentindo muito a diferença neste ano. Eu sou do tipo que faz milhares de metas no começo do ano e no final nem se lembra mais quais elas são. Só que agora, como é apenas uma palavra (que eu fico repetindo como se fosse um mantra), tem sido mais fácil lembrar o que quero para mim: muita saúde.

Um comentário

  1. This is my girl!!!!! maravilhoso texto! muito inspirador! Vou ponderar sobre uma palavra para mim. Obrigada!
    Continuo sendo sua fã nº 1!

    ResponderExcluir

Curtiu? Tem perguntas? Então deixe um comentário!