Eu sou bonita, e você?



Um tempo atrás eu vi um vídeo que mudou a maneira como eu me vejo. Numa das minhas aulas de comunicação, estavamos discutindo sobre como a media influencia a maneira como as mulheres vêem beleza, blá blá blá -- sabe aquele papo de todas magras, magérrimas e loiras, que todo mundo sabe mas não presta atenção? Então.

Aí, chegando em casa, vi que tinha um email de uma amiga, e anexado tinha uma dessas propagandas que lutam pela beleza natural, somos lindas do jeito que nascemos, e não sei mais o que. Mas ele tinha um diferencial: ao invés de só mostrar mulheres que se aceitam gordinhas ou com cabelos enrolados, ele mostrava duas amigas. Primeiro, pediram para elas falarem o que elas admiravam na beleza das amigas. A lista era enorme! Ah, adoro o cabelo dela, os olhos... Mas aí perguntaram o que elas achavam bonito nelas mesmas, e foi aí que o bicho pegou. Algumas não sabiam o que dizer, ou ficavam com vergonha, achando que os outros iam considerá-las "convencidas".

Depois desse vídeo, eu percebi que caía na mesma categoria: Eu conseguia reconhecer a beleza em todo mundo, menos em mim. E quando achava alguma coisa bonitinha em mim mesma, ficava com vergonha e escondia. Eu não conseguia sequer fazer uma lista de dez atributos que eu gosto em mim (fisicamente). Não é engraçado como a gente sempre culpa a media por nossos complexos, mas nunca nos culpamos por não encontrarmos a beleza em nós mesmas, mesmo quando somos todas tão bonitas e únicas? Por que é tão fácil achar os outros bonitos, mas não nós mesmos?

Eu tenho me esforçado para me aceitar, e me achar TUDO DE BOM (rs) do jeito que sou mesmo. Aprendi a aceitar o fato de ser baixinha, já que posso usar o salto que quiser sem sair por aí parecendo ser uma girafa. Amo ter cabelos e olhos castanhos, iguais ao de muitos, mas diferente de vários aqui nos Estados Unidos. Posso ser igual, mas sou diferente de todos nesse mundo. Eu sou bonita do jeito que sou. E não, isso não é ser convencida. Isso é ter auto-estima e amor próprio.


Por isso, desafio vocês, caras leitoras desse blog (eu sei que vocês estão sempre aqui, apesar de nunca deixarem recados), a fazerem uma lista de dez coisas que vocês acham bonito em si mesmas. Façam essa lista e coloquem no seu espelho, pra se lembrarem sempre de como são lindas. Pode parecer fácil, mas nem tanto. Exige disciplina, especialmente naqueles dias que você acorda com o cabelo revoltado.


E pra ajudar, eu vou colocar (vergonha) a minha própria lista. Aqui vai:

Eu amo:
* O meu olho caidinho
* O meu queixo meio pontudo
* As pintinhas que tenho no braço
* A minha altura
* A cor do meu cabelo e da minha pele
* O formato da minha boca
* Os meus dentes branquinhos
* Os meus dedos compridos
* A minha sombrancelha naturalmente fina e desenhada
* O meu rosto de perfil

___________

Achei o video!!! Aqui vai:


Campanha Dove pela Real Beleza from Hi-Lo Blog on Vimeo.

3 comentários

  1. Para vc parar de reclamar q ninguém comenta (o q eh mentira, já q sempre faço isso), aí vai...

    Bonitinho o seu texto para reflexão, é verdade mesmo, a mídia é uma droga, hehehe. Ei.. adorei suas fotos, muito boas! Quero ser igual a vc qdo crescer... :P

    ResponderExcluir
  2. Mônica amei seu texto filha! Essa propaganda havia chamado minha atenção! Vi semana passada na televisão, mas nunca imaginei que voce fosse escrever algo tão bom ao refletir sobre ela!
    Parabéns!!!!
    Ah! Vou tentar fazer minha listinha... mas confesso que tá difícil... hahahaha

    ResponderExcluir
  3. É verdade não conseguimos apreciar o que temos de belo. Vou tentar fazer a lista rsrs. Bjs

    ResponderExcluir

Curtiu? Tem perguntas? Então deixe um comentário!